Uma nova vida para a formação de empresários
A capacitação digital das empresas está incluída no conjunto de dinâmicas empresariais que os gestores deverão encetar em parceria com outras valências do seu negócio. Com o decorrer do tempo, esta nova realidade vai ser incorporada nos processos de decisão e gestão com alguma normalidade, mas há um período de adaptação que é preciso trabalhar. A criação de novas competências ao nível dos gestores, quadros técnicos, operários especializados, técnicos administrativos e outros colaboradores é fundamental para a diferenciação empresarial e a capacitação individual dos colaboradores.
As empresas antes de investirem em equipamento, têm necessidade de dotar os seus colaboradores com competências que permitam rentabilizar o potencial transformador desses equipamentos e dos novos processos que geram.
Neste contexto, existem algumas iniciativas que as empresas podem usufruir: identificar as suas necessidades, encontrar as ferramentas de trabalho mais apropriadas para ultrapassarem potenciais debilidades, implementar as medidas necessárias para as executarem e efetuarem um processo de avaliação das mesmas, ou seja o planeamento organizado da mudança.
Uma das iniciativas que está ao alcance da maior parte das empresas nacionais são os chamados Projetos Formação Ação que integram em si todos os passos atrás identificados, com uma metodologia de trabalho já testada e aperfeiçoada. Este projeto acrescenta em si uma outra componente muito importante: é que está em consonância com a dimensão das empresas – micro, pequenas e médias.
No panorama nacional da formação profissional, o CESAE Digital tem uma história relevante associada ao Projeto Formação Ação em várias edições, através de consultores/formadores muito experientes e adaptados aos contextos de cada negócio, gerando o mais importante para nós: os saberes adquiridos, a partilha de experiências e o deixar rasto nas empresas envolvidas e qualificadas por aquela intervenção.
Se capacitar é sinónimo de habilitar, quando falamos de capacitação digital estamos a falar num contínuo de novas aprendizagens, novas competências na temática digital. Quando falamos de capacitação digital também falamos de novas tecnologias, novas formas de comunicação, um acesso mais facilitado à comunicação, são mutações muito rápidas que as empresas precisam de estar atentas e serem proactivas. O novo programa estratégico de apoio ao desenvolvimento económico e social, o Portugal 20/30, pretende uma Europa mais conectada, mais social e mais próxima dos cidadãos, pelo que os programas de Formação Ação de empresários nos parece ser uma boa resposta às expetativas das empresas, assegurando e estimulando o potencial de modernização das empresas e um contínuo reforço das competências digitais dos seus colaboradores.
O CESAE Digital vai continuar a prestar o serviço público que as empresas merecem, num alinhamento constante com as diretrizes e os procedimentos dos novos projetos do PT20/30 e deste modo prestando apoio às entidades produtivas de acordo com os seus objetivos, numa perspetiva de crescimento económico e melhoramento da sua capacidade produtiva.
Entendemos que só com esta nova geração de programas, já testados e com resultados muito positivos nas empresas, é que asseguramos uma verdadeira capacitação e formação de Empresários para o século XXI.
Jair Ferreira | CESAE Digital