fbpx

Sobre o CESAE Digital

O CESAE Digital nasceu em julho de 2020, fruto da transformação do então designado CESAE – Centro de Serviços e Apoio às Empresas, promovida pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e por acordo entre o IEFP e a AEP, prosseguindo desta forma uma meritória e qualificante tarefa de cerca de 35 anos ao serviço da inovação e do conhecimento.

Essa transformação do anterior CESAE, ocorre por homologação do Protocolo que cria o CESAE Digital – Centro para o Desenvolvimento das Competências Digitais, outorgado entre o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP, IP) e a Associação Empresarial de Portugal (AEP), publicado na Portaria nº 169/2020, de 10 de julho.

Deste modo, o novo CESAE Digital passa a ser um Centro Protocolar ou Centro de Formação Profissional de Gestão Participada, sendo um organismo dotado de personalidade jurídica de direito público sem fins lucrativos, e com o objetivo de:

  • Responder às necessidades de formação designadamente nas áreas da economia digital e (re)qualificação profissional de ativos empregados e desempregados.
  • Potenciar o desenvolvimento das competências digitais, enquanto instrumento de promoção da empregabilidade dos ativos.
  • Promover a conceção e participação em percursos formativos qualificantes de jovens desempregados, com o objetivo de melhorar a sua empregabilidade.

Natureza, atribuições e competências

São atribuições do CESAE Digital promover a realização de formação profissional e de reconhecimento, validação e certificação de competências, a prestação de serviços e apoio técnico a entidades no âmbito das áreas das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e do digital, prosseguindo a seguinte missão:

  1. Valorização dos ativos conducente à qualificação, certificação e aperfeiçoamento técnico dos profissionais e dos candidatos a profissões do âmbito da sua intervenção, preferencialmente, aqueles que se encontrem na condição de desempregados através da frequência de formação profissional que lhes favoreça o (re)ingresso rápido e de qualidade no mercado de trabalho;
  2. Valorização da capacidade empresarial, através do desenvolvimento de ações de consultoria e apoio técnico destinadas a empresas, associações empresariais, ou outros agentes económicos e parceiros sociais que integrem o seu âmbito de intervenção, podendo, ainda, desenvolver ações de cooperação com entidades estrangeiras, tanto na área formativa, como de apoio técnico.

Com o estabelecimento desta renovada parceria estratégica para a dinamização das políticas públicas de transformação digital da economia portuguesa, através da capacitação e requalificação das competências digitais dos cidadãos em geral e dos ativos empregados e desempregados em particular, reforça-se a nobre missão do CESAE DIGITAL naquele desígnio coletivo, revitalizando o seu potencial de intervenção na sociedade de conhecimento e na digitalização da economia.

Associados: