Sessão de Júri de Certificação | RVCC | Jerónimo Martins
O Centro Qualifica do CESAE terminou o mês de julho da melhor forma possível, com a realização de uma Sessão de Júri de Certificação no âmbito do Processo de RVCC-Escolar (Nível Secundário).
A sessão realizou-se no dia 29 de julho no CESAE-Porto. Os adultos, todos colaboradores do Grupo Jerónimo Martins, demonstraram e confirmaram as competências espelhadas no portefólio, obtendo o reconhecimento externo (por parte de um Júri de Certificação) dessas mesmas competências.
É gratificante para a Equipa do Centro Qualifica do CESAE trabalhar com adultos tão motivados para a aprendizagem ao longo da vida. O processo de RVCC foi visto por todos como uma oportunidade muito significativa e transformadora. Acreditamos que esta experiência será frutífera e que os seus efeitos positivos serão generalizáveis a todas as áreas das suas vidas.
Para além do aumento da qualificação, muitos dos adultos terminam o processo com uma perceção mais realista das suas competências, que resulta muitas vezes no aumento da sua autoestima e no encetar de projetos.
As maiores felicidades para todos!
Em que consiste o processo de RVCC?
O processo de RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) permite a cada adulto, pela apresentação de alguns resultados da sua experiência, identificar competências que foram adquiridas ao longo da vida, permitindo que sejam posteriormente reconhecidas, validadas e certificadas.
Cada um de nós detém um património vivencial. Nos vários contextos onde nos movemos (como sejam o familiar, profissional e de lazer) aprendemos e ensinamos. Como defendem alguns estudiosos, a educação confunde-se com a própria vida. É vivendo que mobilizamos os conhecimentos teóricos e técnicos que adquirimos em contexto de sala de aula. Não que estes últimos sejam menos importantes. São, inegavelmente, relevantes. Contudo, não são o único modo de o adulto se formar.
Liderar, ser persistente, analisar situações e informações, ensinar os outros, planear, tomar a iniciativa, ter sentido crítico, negociar, cooperar, adaptar-se a situações novas e imprevisíveis são alguns exemplos de competências. Mas será que cada um de nós já refletiu sobre o tanto que aprendeu e aprende a cada dia por via da experiência? De que nos valem os recursos se não tivermos consciência deles e/ou não os soubermos mobilizar? Quando refletimos criticamente sobre as nossas experiências estamos a aumentar a probabilidade de transferirmos os saberes adquiridos para situações concretas.
Gere o seu orçamento? Então porque diz que não entende de matemática?
Sabe organizar uma festa? Então porque diz que não entende de gestão?
Cada página da sua vida conta.
Quer concluir o 9º ano? Quer concluir o 12º ano? Nós podemos ajudar.
(Re)invista em si. Encontre o seu caminho.
Contacto: Ana Virgínia Pereira, Técnica de ORVC