Privacidade de dados
A privacidade de dados pessoais assume cada vez mais uma importância crítica nos negócios, nos designados serviços e produtos da economia digital. Na Europa, a entrada em vigor do regulamento de tratamento de dados pessoais (2016/679 da EU), coloca desafios importantes às PME, start-ups tecnológicas e, naturalmente, às médias e grandes empresas, incluindo organizações públicas e privadas. No outro lado do Atlântico, empresas muito promissoras, como a Uber, estão com problemas na gestão destes desafios do tratamento de dados pessoais, neste caso com a Apple e a sua Apple Store, pois este líder mundial em soluções e serviços tecnológicos implementa já politicas muito finas de controlo de tratamento de dados pessoais que não permitem o nível de seguimento tracking que as apps da Uber fazem.
Recomendamos que todas as empresas possam diagnosticar o seu nível de exposição a estes regulamentos de tratamento de dados pessoais atempadamente de modo a não serem surpreendidas daqui a um ano com a entrada em vigor do regulamento 2016/679 da EU. O CESAE disponibiliza serviços e simuladores que permitem, de forma simples, realizar esta avaliação. Para o efeito consulte o site http://iso27001.com.pt
Jorge Mota, Gestor de Projetos