Potencial da requalificação digital das novas áreas profissionais emergentes

Fala-se hoje muito da importância do processo de Requalificação de talentos, materializado através de formações qualificantes que promovem o encaminhamento de profissionais para as áreas digitais mais procuradas no mercado de trabalho.
Por isso o CESAE Digital renovou, em 2022, o nome e imagem do seu programa de requalificação digital mais relevante e que já desenvolve desde 2013, sendo agora denominando por “#digitalReskilling, reprograma a tua vida”, e tem promovido uma enorme campanha de sensibilização mediática e social para o potencial de empregabilidade desta iniciativa.
Este programa de formação profissional que aposta na reorientação e atualização de conhecimentos e competências para as saídas profissionais-chave na área digital, como Programação, Cibersegurança, Eletrónica, Comunicação e Multimédia, apresenta um plano de formação diversificado que tem como fundamentação estudos e relatórios de tendências e profissões emergentes no curto (2 anos), médio (5 anos) e longo (10 anos) prazo. São apontados como principais objetivos deste programa: aumentar o número de profissionais nas áreas digitais emergentes, capacitar profissionais para o domínio técnico especializado, promover o desenvolvimento de competências humanas em ambiente de projetos tecnológicos e dotar especialistas requalificados para integrar o mercado de trabalho.
Numa tentativa de criar um plano formativo para este sector do digital, que aproxime os formandos das necessidades de mercado, foram reestruturados alguns cursos e criados novos, como: Web & Mobile Development; Low Code Web Development; Digital Games Development; Data Analyst; Network Administration & Cyber Security; Visual Art & Computer Graphics; UI/UX Development; Digital Marketing & Business Strategy e Digital Office.
Cada curso está planificado com total de 950 horas, sendo 500 horas de formação técnica especializada, 50 horas de formação relativa a competências transversais e 400 horas de formação prática em contexto de trabalho numa empresa parceira. Destina-se a candidatos com formação intermédia ou superior e oferece benefícios sociais, com certificado final das qualificações obtidas, constituindo um passaporte interessante para o ingresso numa nova carreira digital.
O processo de seleção dos candidatos para estes cursos consiste numa análise curricular, sessão de esclarecimento com entrevista, testes psicotécnicos, testes técnicos e testes de inglês, não sendo necessária formação técnica específica para ser selecionado, provando-se assim que é vastíssima a possibilidade de reorientação da maioria das áreas do conhecimento trabalhadas nas nossas escolas e universidades.
Podemos, pois, concluir que a Requalificação é hoje um dos processos mais eficazes de transformação de conhecimentos em competências aplicáveis em muitos e diferenciados contextos empresariais.
Hélder Pinto
Eng. Multimédia e Quadro do CESAE Digital