O primeiro conjunto de eventos multiplicadores realizado em Portugal foi um sucesso
O primeiro conjunto de eventos multiplicadores realizado em Portugal foi um sucesso
Decorreram em Portugal, nos dias 28, 29 e 30 de setembro, os primeiros Eventos Multiplicadores, envolvendo adultos, especialistas em educação, e especialistas em finanças. O objetivo foi explorar os jogos desenvolvidos no âmbito do Projeto EuroInvestment.
Os eventos organizados pelo CESAE Digital decorreram separadamente devido aos constrangimentos e restrições associados à COVID-19, nomeadamente em relação à organização de eventos presenciais com um grande número de pessoas.
Assim, dois dos eventos decorreram em formato presencial com dois pequenos grupos de adultos a frequentar Processos de RVCC. O evento com os especialistas em educação e com os especialistas em finanças decorreu à distância.
As reações preliminares sugerem que tanto os adultos, como os especialistas em educação e os especialistas em finanças consideram os jogos interessantes, graficamente apelativos, simples e com conteúdos relevantes.
Apesar de adultos, especialistas em educação e especialistas em finanças sugerirem algumas melhorias em alguns jogos, também destacam o facto de os mesmos estarem bem estruturados. O potencial do jogo enquanto ferramenta pedagógica para utilizar em contextos de aprendizagem formal, informal e não-formal foi também destacado. Em cada jogo é possível encontrar uma introdução aos tópicos que serão abordados, com uma explicação dos principais conceitos de literacia financeira, seguidos de um jogo com um ótimo design, no qual os jogadores devem tomar decisões sobre finanças em contextos diversos (e.g., converter dinheiro, realizar comprar online, criar um orçamento, solicitar um empréstimo bancário, etc.).
Os especialistas em educação acreditam que os jogos são de fácil utilização em contextos de aprendizagem informal. Acreditam também que os adultos conseguirão facilmente utilizar os jogos e aprender com estes de um modo autónomo.
Os adultos interagiram com facilidade com os jogos, devido ao facto de estes apresentarem instruções e tutoriais e de a linguagem ser clara e objetiva. Os jogos foram considerados apelativos e os tópicos abordados relevantes, permitindo aos adultos aprender ao seu ritmo conceitos que são necessários para o seu dia-a-dia.
Os próximos eventos realizar-se-ão em Espanha e no Chipre e o consórcio está expectante para receber o feedback dos adultos e dos especialistas Espanhóis e Cipriotas.
Fiquem atentos às novidades!
(O artigo original pode ser consultado aqui)
Ana Virgínia Pereira, Técnica de ORVC
Tag:Euroinvestment, Finanças