Matosinhos promove conferência internacional sobre abandono escolar

Matosinhos, através da organização conjunta da Câmara Municipal e da Escola de Segunda Oportunidade, acolhe, este ano, o Youth Summit, uma das principais iniciativas da Rede Europeia de Segunda Oportunidade (E2C Europe) que prevê o maior e mais importante encontro de jovens de várias escolas dos países membros.
No próximo dia 6 de junho, estarão presentes neste encontro mais de 100 jovens de 9 países e de 16 escolas e organizações.
No âmbito desta iniciativa, cujo tema será Second Chance Education for Social Inclusion of Young People – National Policies to Reduce Early Leaving from Education and Training, está ainda prevista a conferência internacional subordinada ao tema: Escolas de Segunda Oportunidade: 20 após o Projeto Piloto da EU, Desafios Futuros que tem já confirmada a presença de Édith Cresson, fundadora da iniciativa europeia de educação de segunda oportunidade.
Na sequência do Livro Branco “Ensinar e Aprender: Rumo à Sociedade Cognitiva” (publicado em 1995), da iniciativa da então Comissária Europeia da Educação, Édith Cresson, a Comissão Europeia lançou em 1997 o projeto-piloto “Escolas de Segunda Oportunidade (SCS)”. Este projeto durou até ao ano 2000 e criou na Europa uma rede de Escolas de Segunda Oportunidade. Nesse período, desenvolveu-se uma forte dinâmica de intercâmbio entre as escolas e, como resultado desse intenso intercâmbio, os representantes das cidades e autoridades locais com Escolas de Segunda Oportunidade decidiram criar uma rede europeia.
O Município de Matosinhos e a Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos integram a direção desta rede a que o Dr. Guilherme Pinto presidiu mais do que um mandato.
Quando o projeto piloto acabou e o financiamento direto da EU foi interrompido, muitas escolas fecharam, mas a organização resistiu, encontrou outros protagonistas e procedeu à substituição da anterior estrutura. Atualmente as Escolas de Segunda Oportunidade têm vindo a ser referidas regularmente em documentos da Comissão e do Parlamento Europeus como instrumentos privilegiados de combate ao ESL, confirmando-se como dispositivos socio- pedagógicos fundamentais neste âmbito.
Com esta Conferência pretende-se não só assinalar os 20 anos de existência destas escolas, como também conjugar o conhecimento e a praxis nacional e internacionalmente dispersas, promovendo-se uma crítica reflexiva relativamente às práticas atualmente no terreno, às suas potencialidades e limitações e aos desafios futuros.
Pretende-se também refletir sobre os fundamentos de base para a construção de politicas educativas nacionais que deem resposta a estes jovens, dado que em Portugal, milhares de jovens continuam a abandonar a escola, sem terem completado a sua formação básica e sem terem obtido as qualificações indispensáveis à sua integração social.