Governo apresenta iniciativa Indústria 4.0 em Leiria
O Governo português apresenta hoje, num evento que vai decorrer no Campus 2 do Politécnico de Leiria, um conjunto de 60 medidas da iniciativa “Indústria 4.0 – Economia Digital”, que vai envolver 50 mil empresas e prevê mais de 2.000 milhões de euros de investimento nos próximos anos.
O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, afirmou à Lusa que estas medidas irão ser aplicadas à área da formação e capacitação de recursos humanos, cooperação tecnológica, e adaptação legal e normativa, que visam provocar uma aceleração dos processos de digitalização da indústria.
Segundo o ministro da Economia, estas medidas vão incluir, na área da formação, 20 mil pessoas em ofertas de formação de competências digitais, vão mobilizar fundos estruturais dedicados à Indústria 4.0 em 400 milhões de euros, vão envolver 50 mil empresas em medidas incluídas na estratégia nacional de digitalização da economia.
Manuel Caldeira Cabral acrescentou que uma boa parte do investimento será feito pelas empresas, pela indústria, pela colaboração de empresas de setores industriais e startups digitais, prevendo que nos próximos anos haja mais de 2.000 milhões de euros de investimento em Portugal em inovação dirigida à área de digitalização da indústria, da digitalização das atividades.
O evento “Indústria 4.0 – Economia Digital” conta com as presenças do primeiro-ministro, António Costa, do ministro da Economia, e do secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos.
No evento será assinado o protocolo de cooperação entre o Governo e a COTEC – Portugal.
Consulte aqui o programa do evento.