Gerir as suas finanças em tempos de incerteza | Euroinvestment Project
Os tempos de incerteza que vivemos afetam várias áreas da nossa vida, inclusive a financeira. Foi a pensar nesta questão que o Projeto Euroinvestment partilhou um artigo que reúne 6 dicas úteis para uma gestão mais eficaz das nossas finanças.
1. Elabore um orçamento: Esta é uma etapa fundamental para uma boa gestão do seu rendimento. Embora algumas pessoas considerem que a elaboração de um orçamento é algo demasiado rígido, a verdade é que é apenas um modo de planear como gastará o seu rendimento. Assim, controlará o seu dinheiro evitando que aconteça o oposto, i.e., o dinheiro controlá-lo a si.
2. Obtenha um fundo de emergência: Situações inesperadas, como a que vivemos, muitas vezes geram dificuldades financeiras. É importante ter algumas poupanças que lhe permitam fazer frente a períodos de maior necessidade.
3. Livre-se de dívidas: As dívidas podem ser assustadoras, um “fardo” demasiado pesado que carregamos nas nossas costas. Faça uma lista das suas dívidas e elabore um plano para as pagar, começando pelas mais pequenas.
4. Evite compras desnecessárias: Deve evitar ao máximo comprar bens e serviços de que não necessita. Foque-se nas suas necessidades e certifique-se de que elas se ajustam ao seu rendimento. Isto não significa que não possa fazer uma extravagância de vez em quando. Significa que deve incluir essa extravagância no seu orçamento e gastar apenas o que ele lhe permite.
5. Invista no seu futuro: Se não tem dívidas e o seu fundo de emergência cobre as necessidades orçamentais por pelo menos 3 meses, então é tempo de planear o seu futuro e investir, pelo menos 15% do seu orçamento, em contas poupança (ex. para a sua reforma ou para a educação dos seus filhos).
6. Mantenha sempre o controlo do seu dinheiro: É importante que saiba quais são as suas dívidas e despesas e quando deverá pagá-las; assim como quanto necessita de poupar mensalmente. Tudo o que precisa fazer é observar e controlar quando e como o seu dinheiro sai do banco.
O Projeto EuroInvestment, do qual o CESAE faz parte, está a desenvolver um conjunto de ferramentas e materiais para o ajudar a aumentar a sua literacia financeira.
Saiba mais em: https://euroinvestment-project.eu/pt/about
Ana Virgínia Pereira, Técnica de ORVC
Tag:Euroinvestment, Finanças