Excel Business Intelligence facilita a fluidez e precisão no tratamento dos dados

O Business Intelligence (BI) é, essencialmente, o conjunto de ferramentas e processos que se utiliza para recolher dados, torná-los em informação importante de modo a ajudar a tomar as melhores decisões. No Office 365 Enterprise existem funcionalidades de BI disponíveis no Excel, SharePoint Online e Power BI. Estes serviços permitem-lhe recolher e visualizar dados e partilhar informações com outros colaboradores da empresa através de vários dispositivos.
Na realidade, cada vez são mais os dados que recebemos de fontes externas para analisar. Antes de o fazer, temos frequentemente que os tratar, pois há colunas ou linhas a remover, novas colunas a criar, aglomerações de dados, substituição de valores, tratamento de erros ou uma simples aplicação de um critério de seleção. O PowerQuery agiliza e torna permanente todo este processo, de forma rápida e evitando as redundâncias.
Após o reconhecimento das vantagens da utilização do modelo de dados, a melhor forma de tirar partido é utilizando o PowerPivot e, consequentemente, o conjunto de funções de DAX (Data Analysis Expressions) que abre portas a um mundo de otimização e desempenho no âmbito da análise de dados em ficheiros de Excel.
Estão aí os novos cursos desenvolvidos pelo CESAE nesta área.
Ciclo Excel BI Power Query, PowerPivot Introdução e PowerPivot Intermédio já a partir de Maio.
Rui de Mesquita Diniz, Gestor de Projetos de Formação