TÉCNICAS DE DESIGN E MULTIMÉDIA N.1 | ONLINE | ZONA CENTRO
Gratuito
DESCRIÇÃO:
Este curso destina-se a quem quer obter competências na utilização de técnicas de criação e edição de elementos multimédia.
A estrutura desta ação de formação é composta pelas UFCDs 10243, 10245, 10257, 9387, 9388, 9394 e 10786.
DESTINATÁRIOS:
Desempregados não DLD (desempregados há menos de 1 ano).
CONDIÇÕES DE ACESSO:
Habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário;
Com uma qualificação desajustada ao mercado de trabalho.
REQUISITOS:
Computador com microfone, câmara e acesso à Internet.
REGALIAS:
Bolsa de profissionalização de 1,7 €/hora até ao limite de 221,60 (50% do IAS);
Subsídio de alimentação.
OBJETIVOS:
- Contextualizar os fatores históricos, sociais, culturais e económicos do design editorial;
- Reconhecer os conceitos básicos relacionados com o design editorial, o suporte, a página e o layout;
- Aplicar técnicas relativas à composição, escala e formatos do documento;
- Diferenciar as hierarquias do texto e dos diferentes elementos numa página;
- Executar projetos com texto, imagem e grafismos vários;
- Distinguir as funções do design editorial;
- Planear e construir soluções consoante os objetivos comunicacionais propostos;
- Contextualizar os fatores históricos, sociais, culturais e económicos das marcas;
- Identificar os princípios e funções da identidade visual;
- Identificar os conceitos básicos relacionados com a identidade corporativa;
- Reconhecer a importância da coerência na comunicação visual na criação da imagem de marca da empresa;
- Projetar uma identidade corporativa;
- Construir um logótipo e/ou marca para objetivos pré-definidos;
- Elaborar um manual de normas para projetos de identidade corporativa;
- Elaborar várias aplicações gráficas relativas à identidade corporativa;
- Caracterizar os elementos e a estrutura da uma página e de uma publicação;
- Aplicar métodos e técnicas de tratamento de texto e de paginação;
- Interpretar maquetas e layouts;
- Adaptar imagens e gráficos ao layout pré-definido;
- Aplicar cores e grafismos vários às páginas e textos;
- Determinar colunas e blocos de texto;
- Reconhecer o universo da animação 2D;
- Identificar as fases que constituem a criação de um projeto 2D;
- Identificar os processos de gestão e coordenação de projetos 2D;
- Simular um projeto 2D;
- Reconhecer a importância da utilização de elementos gerados em computador na produção audiovisual;
- Identificar as fases que constituem a criação de um projeto com recurso a efeitos visuais;
- Caracterizar os processos de gestão e coordenação de um projeto 2D e em 3D;
- Executar um projeto 2D e em 3D;
- Conceber a identidade visual do produto videográfico que assegure uma coerência final entre elementos gráficos, vídeo e áudio;
- Concretizar o produto videográfico adaptando-o às limitações de software e equipamentos à sua disposição;
- Reconhecer a importância da prototipagem no desenho de interfaces para a web;
- Criar protótipos de baixa e alta fidelidade;
- Utilizar ferramentas específicas para prototipagem de interfaces;
- Planear e implementar testes de usabilidade.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Introdução ao design editorial;
- Organização de um documento;
- Elementos gráficos de uma página;
- Projeto editorial;
- Introdução à história do design da identidade visual e corporativa das marcas;
- Princípios da identidade visual;
- Funções da identidade visual;
- Introdução à identidade corporativa e à marca de uma empresa;
- Questões da imagem gráfica da empresa;
- Criação de uma identidade corporativa;
- Introdução à aplicação informática de paginação;
- Composição e tratamento de texto;
- Criação e gestão de páginas no documento;
- Utilização de layers;
- Criação e gestão de cores;
- Importação de textos, imagens e grafismos;
- Criação e utilização de fluxos de texto no documento;
- Formato do texto – colunas e blocos;
- Fases de criação de um projeto 2D;
- Noções de gestão e coordenação;
- Estruturação de um projeto 2D;
- Projeto 2D de curta duração;
- Fases de criação de um projeto em 2D e em 3D;
- Princípios e métodos de gestão e coordenação;
- Noções de croma;
- Estruturação de um projeto em 2D e em 3D;
- Projeto 2D e 3D de curta duração;
- Linha gráfica de um produto audiovisual;
- Tickers, logos e oráculos;
- Genéricos e pré-genéricos;
- Entrosamento com a narrativa;
- Ficha técnica;
- Composição 2D de camadas de vídeo;
- Efeitos, máscaras e transparências;
- Sobreposição e filtros;
- Filtragem dinâmica;
- Track e travelling mattes;
- Keying;
- Composição 3D;
- Rotoscopia;
- Outras técnicas;
- Prototipagem;
- Fundamentos de wireframing;
- Ferramentas para prototipagem de interfaces;
- Fundamentos de user testing;
- Tipos de testes de usabilidade;
- Planeamento e implementação de uma ação de user testing.
Informação do curso
- Início 2022-09-12
- Fim 2022-11-30
- Horário 09:00 - 13:00
- Duração 200 Horas
- Local Aveiro