SOCIAL MEDIA MANAGER | ONLINE
DESCRIÇÃO:
O curso “Social Media Manager” tem como principal objetivo, dotar os formandos de conhecimentos e competências técnicas que os tornem aptos e capazes de utilizar de forma correta as redes sociais. Para isso, serão abordados conteúdos relacionados com o desenvolvimento de,
- técnicas e estratégias de gestão dos diferentes social media;
- conteúdos gráficos, animados e de vídeo;
- e campanhas publicitárias nas redes sociais – Meta Ads.
O curso será todo ele muito pático e direcionado para as necessidades do mercado atual, desenvolvido com base em diversos casos práticos e exemplos de aplicação em vários sectores do mercado. Esta abordagem mais prática, permitirá aos formandos utilizaram diferentes ferramentas, não apenas de criação de conteúdos, como de gestão das publicações e o respetivo tráfego orgânico e pago.
O que faz um social media manager?
O social media manager é responsável pela estratégia digital da empresa nas redes sociais. Trata-se de uma função estratégica, uma vez que este é responsável pelo desenvolvimento da reputação e da notoriedade da marca na Internet. Para tal, o social media manager tem de elaborar e implementar um plano de ação, assim como monitorizar e analisar as ações dos seus concorrentes.
Algumas das tarefas do Social Media Manager podemos ser:
- Planeamento estratégico: Desenvolver estratégias para aumentar a visibilidade e o envolvimento da marca nas redes sociais, como Facebook, Instagram, X, LinkedIn, entre outras;
- Criação de conteúdos: Produzir conteúdo relevante e atraente, incluindo textos, imagens, vídeos e outros formatos;
- Gestão de publicações: Agendar e publicar conteúdo nas diferentes plataformas, garantindo que essas publicações são efetuadas nos melhores horários para maximizar o alcance e o envolvimento dos seguidores;
- Interação com o público: Responder a comentários, mensagens e interagir com os seguidores para construir uma comunidade envolvida com a marca;
- Análise de desempenho: Monitorizar e analisar métricas de desempenho, como alcance, envolvimento, crescimento de seguidores e conversões, para ajustar as estratégias de acordo com os objetivos e metas definidos;
- Gestão de anúncios: Criar e gerir campanhas de anúncios pagos nas redes sociais para promover produtos, serviços e/ou eventos;
- Colaborar com influenciadores: Estabelecer parcerias com influenciadores digitais para ampliar o alcance da marca e atingir novos públicos.
DESTINATÁRIOS:
Desempregados com o 9º ano completo.
REGIME DE FORMAÇÃO:
Online.
REQUISITOS:
Computador com microfone, câmara e acesso à Internet.
BENEFÍCIOS:
Consulte aqui os benefícios inerentes a este curso.
OBJETIVOS:
- Identificar os conceitos básicos relativos à edição de imagens digitais;
- Caracterizar tipos de formatos de imagens;
- Identificar os principais aplicativos para edição de imagem estática;
- Caracterizar resolução de uma imagem;
- Utilizar as ferramentas de seleção;
- Utilizar as ferramentas de retoque e pintura;
- Colar imagens;
- Editar a cor das imagens;
- Utilizar layers;
- Produzir formatos digitais de imagem;
- Utilizar camadas (layers);
- Editar e corrigir a cor de uma imagem;
- Construir e utilizar máscaras;
- Trabalhar com vetores;
- Recortar silhuetas;
- Identificar os principais programas informáticos para a realização de animação gráfica;
- Identificar os princípios básicos e utilizar a nomenclatura referente à animação gráfica;
- Operar as principais ferramentas de um programa de animação gráfica;
- Desenvolver um projeto de animação gráfica para diferentes media e suportes;
- Efetuar o tratamento/edição de vídeo para as diversas plataformas multimédia;
- Identificar as especificidades técnicas de um vídeo;
- Utilizar hardware de aquisição de vídeo;
- Operar um software de edição;
- Editar sequências de vídeo de forma completa e autónoma;
- Exportar as sequências de vídeo para diversos suportes multimédia;
- Caracterizar o funcionamento dos motores de pesquisa;
- Reconhecer os motores de pesquisa enquanto meios de marketing e publicidade;
- Analisar campanhas de marketing digital;
- Integrar redes sociais e blogues na atividade de um sítio web;
- Caracterizar e distinguir redes sociais;
- Definir planos de comunicação e de marketing digital;
- Gerir e aferir resultados provenientes de uma estratégia de marketing digital;
- Reconhecer as especificidades das principais redes sociais;
- Utilizar tipos de conteúdo e funcionalidades específicos para diferentes objetivos;
- Medir e analisar uma presença nas diversas redes sociais;
- Definir planos de ação para otimização contínua;
- Reconhecer os diferentes formatos de publicidade nas principais redes sociais;
- Implementar campanhas pagas nas redes sociais para diferentes objetivos;
- Medir e analisar uma campanha paga nas diversas redes sociais;
- Definir planos de ação para otimização contínua.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Edição de imagem – iniciação (UFCD 10253);
- Edição de imagem – desenvolvimento (UFCD 10255);
- Animação gráfica (UFCD 10447);
- Edição de vídeo (UFCD 9965);
- Técnicas de marketing digital e gestão de redes sociais (UFCD 9978);
- Gestão da presença empresarial nas redes sociais (UFCD 10784);
- Publicidade nas redes sociais (UFCD 10785).