FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES – B-LEARNING
ENQUADRAMENTO:
Pretende-se com este curso ir ao encontro das necessidades do mercado de trabalho, certificando formadores capazes de se assumirem como atores conscientes e dinamizadores do seu papel no seio do Sistema de Formação Profissional, incentivando a utilização das novas tecnologias com recurso ao digital.
DESTINATÁRIOS:
A Formação Pedagógica Inicial de Formadores é dirigida a quem pretende adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador.
CONDIÇÕES DE ACESSO À FORMAÇÃO:
- Ser licenciado;
- Ter o 12º completo e, pelo menos, 5 anos de experiência profissional.
REQUISITOS TECNOLÓGICOS:
- Competências básicas no domínio das TIC;
- Computador com microfone, câmara e acesso à Internet.
LOCAL DA FORMAÇÃO / CRONOGRAMA:
Este curso terá sessões presenciais, as quais vão decorrer nas instalações do CESAE Digital – Viseu, nos seguintes dias:
Dias 7, 14, 15, 16, 21 e 28 de outubro e 4, 11, 14, 21, 26, 27 e 28 de outubro, no horário das 18h30 às 22h30.
OBJETIVOS:
A Formação Pedagógica Inicial de Formadores visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática.
O programa foi concebido com vista a contribuir para que, no final da formação, os futuros formadores sejam capazes de:
- Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional;
- Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação;
- Refletir sobre os sistemas de formação.
ELENCO MODULAR:
- MF1 – FORMADOR: SISTEMA, CONTEXTOS E PERFIL;
- MF2 – SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL;
- MF3 – COMUNICAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DE GRUPOS EM FORMAÇÃO;
- MF4 – METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS;
- MF5 – OPERACIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: DO PLANO À ACÇÃO;
- MF6 – RECURSOS DIDÁTICOS E MULTIMÉDIA;
- MF7– PLATAFORMAS COLABORATIVAS E DE APRENDIZAGEM;
- MF8 – AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO E DAS APRENDIZAGENS;
- MF9 – SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA FINAL.