Este portal utiliza cookies para garantir a melhor experiência de utilizador.
Voltar Formação Online - Pós Laboral

Design UX UI: Estratégia, Design e Gestão de Projetos

Início 01/10/2025
Fim 12/12/2025
Horário 19:00 - 23:00 (2ª, 3ª, 5ª)
Duração 100h
Regime Online

Destinatários:

Ativos empregados. As entidades da Administração Pública e os profissionais liberais não são aqui consideradas.

Requisitos

Computador com microfone, câmara e acesso à Internet.

Projeto:

Emprego +Digital

Benefícios

Consulte aqui os beneficios inerentes a este curso.

Objetivos gerais

Módulo 1: Fundamentos de UX/UI (50 horas)

  • Compreender a diferença entre UX e UI.
  • Aplicar os princípios de design centrado no utilizador.
  • Desenvolver personas e mapear jornadas de utilizador.
  • Criar wireframes e mapas de navegação para websites e apps.
  • Analisar, interpretar e resolver casos práticos.

Módulo 2: Ferramentas Práticas e Aplicação UX/UI (25 horas)

  • Explorar ferramentas para design de interfaces.
  • Elementos UI
  • Criar protótipos interativos de baixa e alta fidelidade.
  • Desenvolver microinterações e animações.
  • Colaborar com equipas utilizando ferramentas de design e gestão de projetos.

Módulo 3: Gestão e Desenvolvimento de Projeto (25 horas)

  • Definir os objetivos e requisitos de um projeto UX/UI.
  • Aplicar metodologias de gestão de projetos ágeis.
  • Documentar e apresentar o design de forma clara a stakeholders.
  • Implementar feedback e fazer ajustes no projeto final.

Curso Financiado

Este curso é financiado por entidades e planos governamentais.

Conteúdo programático

Nesta ação de formação, iremos apresentar um conjunto de conteúdos que proporcionarão aos formandos a oportunidade de adquirir competências essenciais para o seu desenvolvimento. Saiba aqui quais as temáticas que irão ser abordadas.

Design UX UI: Estratégia, Design e Gestão de Projetos

  • • Diferença entre UX e UI.
    • Princípios de design.
    • Abordagem ao cliente.
    • Experiência e design centrado no utilizador.
    • Pesquisa de utilizadores: Métodos qualitativos e quantitativos.
    • Personas.
    • Wireframes.
    • Sitemap / Application Map.
    • Fluxos de utilizador.

  • • Software de prototipagem e desenvolvimento: interface e funcionalidades.
    • Animações e microinterações.
    • Plugins e bibliotecas.
    • Ferramentas de colaboração.

  • • Definição de objetivos e requisitos do projeto.
    • Apresentação e análise de briefing e documentação de design.
    • Ferramentas de gestão de projetos (Trello, Miro, Jira, etc.).
    • Desenvolvimento e implementação de projeto e testes finais.